No momento você está vendo O FUTEBOL BRASILEIRO EM 2023

O FUTEBOL BRASILEIRO EM 2023

O futebol brasileiro nesta temporada de 2023 traz um cenário favorável para os clubes. Os jogos realizados em janeiro levaram mais de 1,7 milhão de pessoas aos estádios brasileiros. Este número representa uma alta de 351% em comparação com os 380 mil de janeiro de 2022. Este aumento tem uma série de explicações. A primeira é maior número de partidas realizadas em janeiro deste ano (403), em comparação ao ano anterior (285). Outro fator relevante foi a realização da Supercopa do Brasil em janeiro, enquanto que em 2022 a partida foi disputada em fevereiro. Por fim, o fim das restrições de público nos estádios também impactou os números finais.

Mesmo com esses fatores, o público pagante médio também apresentou um valor significativo: foram 4.260 pessoas por partida. Se comparado com os meses de 2022, este número só seria superado a partir de abril, quando começaram as disputas do Brasileirão e da fase de grupos da Libertadores e Sul-Americana.

A primeira rodada do Brasileirão 2023 será aberta no dia 15 de abril e terá dez partidas. Além dos representantes dos clubes, a reunião contou com a participação do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de nove Presidentes de federações envolvidas no campeonato e diretores da entidade.

Uma das novidades do Campeonato Brasileiro será as paralisações em todos os períodos de Data FIFA, uma reivindicação antiga dos clubes, que foi atendida pelo Presidente Ednaldo Rodrigues no seu primeiro ano de gestão.

– Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.- Essa é uma antiga demanda dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. A intenção é valorizar nossas competições e o nosso futebol como um todo – afirmou o Presidente da CBF.

Segue os jogos da 1ª rodada do Brasileirão 2023:

Flamengo RJ x Curitiba PR Botafogo RJ x São Paulo SP Palmeiras SP x Cuiabá MT Corinthians SP x Cruzeiro MG RB Bragantino SP x Bahia BA Atlético MG x Vasco da Gama RJ Grêmio RS x Santos SP Athlético PR x Goiás GO

Fortaleza CE x Internacional RS América MG x Fluminense RJ

A temporada 2023 segue a todo vapor com os jogos dos Campeonatos Estaduais e a Copa do Nordeste. Mesmo assim, o mercado da bola segue movimentando com contratações de jogadores e treinadores. Os times da Série A do Campeonato Brasileiro querem o que há de melhor no mercado para se reforçarem e cumprirem suas metas do ano, principalmente para a disputa das competições internacionais.

A Série A de 2023 será disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final da competição, os seis primeiros clubes se classificam à Copa Libertadores de 2024, os seis clubes subsequentes se classificam à Copa Sul-Americana 2024, e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. O campeão se classificará para a Supercopa do Brasil 2024 que jogará com o campeão da Copa do Brasil 2023.

Introduzido em 2019, o árbitro assistente de vídeo ou VAR (do inglês Vídeo Assistant Referee), estará disponível em todas as 380 partidas do campeonato, tendo seus custos com tecnologia e infraestrutura pagos pela Confederação Brasileira de Futebol.

Critérios de desempate

Em caso de empate por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate foram aplicados na seguinte ordem:

1. Número de vitórias;

2. Saldo de gols;

3. Gols pró (marcados);

4. Confronto direto;

5. Menor número de cartões vermelhos;

6. Menor número de cartões amarelos;

7. Sorteio.

Calendário futebol brasileiro 2023.

Confira as datas das competições nacionais:

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023: 2 de janeiro a 25 de janeiro;

Campeonatos estaduais: 15 de janeiro a 9 de abril;

Copa do Nordeste: começa 5 de janeiro (fase eliminatória);

Copa do Brasil: 22 de fevereiro a 24 de setembro – final no domingo pela 1ª vez;

Supercopa do Brasil: 28 de janeiro;

Copa Verde: 18 de fevereiro a 3 de maio;

Campeonato Brasileiro – Série A: 15 de abril a 3 de dezembro;

Série B: 15 de abril a 25 de novembro;

Série C: 22 de abril a 12 de novembro;

Série D: 30 de abril a 29 de outubro.

Competições internacionais:

Recopa Sul-Americana: 21 e 28 de fevereiro;

Copa Libertadores: 8 de fevereiro a 11 de novembro;

Copa Sul-Americana: 8 de março a 28 de outubro;

Mundial de Clubes: 1º de fevereiro a 11 de fevereiro;

Datas FIFA para amistosos: 20 a 28 de março, 12 a 20 de junho, 4 a 12 de setembro, 9 a 17 de outubro, e 13 a 21 de novembro – Brasileirão vai parar pela 1ª vez.

Quando será a Copa São Paulo de Futebol Júnior?

O principal torneio das categorias de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o calendário nas competições nacionais. A partir do dia 2 de janeiro, 128 clubes entram em campo em busca do título e para revelar os novos talentos para o futebol brasileiro nos próximos anos.

Todos os torcedores estão com expectativas altíssimas para o ano de 2023, o que os deixam mais exigentes com os seus clubes, os fazendo serem cobrados pela atuação dos seus jogadores em campo.

O que se espera ser visto são os clubes brilhando e fazendo um lindo show, com respeito e muita bola no pé, para que assim os fãs fiéis de carteirinha do futebol brasileiro possam vibrar e terem a alegria de estarem em todos os jogos não perdendo nenhum em todas as rodadas.
Saiba mais sobre o mundo dos jogos pelo nosso blog campeão do Aposte Agora.

Rate this post

Deixe um comentário